segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Wanderléa








Nome completo: Wanderléa Charlup Boere Salim
Codinomes; "Ternurinha" e "A Primeira Star Pop Rock Brasileira"
Data de nascimento: 5 de junho de 1946 
Local: Governador Valadares/MG
Gêneros: Iê-Iê-Iê (Jovem Guarda), MPB e Pop Rock
Instrumento: Vocal
Período em atividade: 1963 - atualmente
Outra ocupação: Atriz




BIOGRAFIA


Wanderléa Charlup Boere Salim (Governador Valadares, 5 de junho de 1946) é uma cantora brasileira.


Tornou-se famosa durante o Jovem Guarda. Fez um grande sucesso na época juntamente com seus amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Trabalhou como atriz principal na película brasileira "Juventude e Ternura" (1968), direção de Aurélio Teixeira, bem como contracenou com Roberto e Erasmo em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa" (1968) de Roberto Farias, entre outros filmes.


Nascida em Governador Valadares, Wanderléa se mudou aos 9 anos de idade para o Rio de janeiro com a família, para se tornar a mais importante cantora da Jovem Guarda. Já aos 10 anos ganhava concursos em rádios e lançou em 1962 o primeiro compacto. No ano seguinte sai o primeiro LP, "Wanderléa", pela CBS. 


Na gravadora conhece Roberto e Erasmo Carlos, e passa a apresentar em agosto de 1965 o programa Jovem Guarda pela TV Record de São Paulo. Transmitido nas tardes de domingo, o programa teve uma das maiores audiências da época e lançou diversos artistas. Wanderléa e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock brasileiro. Participou de filmes ao lado de Roberto Carlos e, depois de terminada a Jovem Guarda, continuou a carreira como cantora pop. 


Atualmente se apresenta cantando seus maiores sucessos, como "Pare o Casamento" (versão de Luís Keller), "Ternura" (Rossini Pinto) e "Prova de Fogo" (Erasmo Carlos).


Tragédia
Em 1984, o filho de Wanderléa, Leonardo, morre afogado aos 2 anos de idade. O garoto estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina. Chegou a ser socorrido mas não resistiu.


Atualmente, um grande sucesso de Wanderléa, "Te Amo", esteve na trilha sonora nacional da novela Caras & Bocas, da Rede Globo. Foi tema do casal protagonista, Dafne (interpretada por Flávia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador). A mesma música já havia entrado para a trilha de uma novela dos anos 1990, Pedra Sobre Pedra. Graças a essa canção, Wanderléa voltou a ter destaque na mídia.


[ Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre ]






Wanderléa - Nova Estação


Álbum, que com apenas um mês de lançado, recebeu o prêmio de melhor CD de música popular pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), mostra vivência musical pouco conhecida do grande público e repertório reúne Johnny Alf, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Luiz Melodia e outros.


É tempo de nova estação, de desafios para Wanderléa, que volta ao disco após cinco anos: "O CD abre com Nova Estação, para mostrar, com toda liberdade, o que pretendo, o que espero da vida, poder fazer o que me dá muito prazer". Em seu novo álbum Nova Estação, selecionou de Jackson do Pandeiro (Chiclete com banana) a Arnaldo Antunes (Se tudo pode acontecer) passando por Martinho da Vila (Choro Chorão), Chico Buarque (Mil perdões), Geraldo Azevedo (Dia Branco), Rodgers & Hart (My Funny Valentine), sem esquecer Roberto & Erasmo Carlos (Todos estão Surdos e Samba da preguiça). 


Wanderléa é mineira, de Governador Valadares, onde começou a cantar em programas de rádio, interpretando o mais elaborado repertório e se formando na companhia dos principais músicos da época.


Seu primeiro álbum Wanderléa (CBS), saiu em 1963 e lá conhece Roberto e Erasmo Carlos.


Wanderléa é uma das grandes intérpretes da nossa música e este novo CD, nascendo na primavera, é, como ela diz: "minha mensagem de nova esperança, de bate coração, de renascer a cada dia". 


CD: Wanderléa - Nova Eatação


01. Nova estação 
02. Eu e a brisa / O que é amar 
03. Samba da preguiça 
04. Salve linda canção sem esperança/ Chiclete com banana /Adeus América
05. Eu quero um samba
06. Mil perdões 
07. Dia branco 
08. My funny Valentine 
09. Choro chorão - Citação de “Delicado” 
10. A banca do distinto 
11. Se tudo pode acontecer 
12. Todos estão surdos 
13. Mais que a paixão 


[ Fonte: www.luamusic.com.br ]


[ Editado por Pedro Jorge ]

Nenhum comentário:

Postar um comentário