sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Márcio Greyck





Nome completo: (Carece de fonte)
Nome artístico: Márcio Greyck
Data de nascimento: (Carece de fonte)
Local: Belo Horizonte/BH
Gênero: Popular-Romântico.


HISTÓRICO

Márcio Greyck é dono de uma das carreiras de maior sucesso no cenário artístico brasileiro como cantor e compositor. Mineiro de Belo Horizonte, onde passou sua infância e adolescência apurando o seu romantismo através das serenatas que fazia embaixo das janelas de suas primeiras fãs. 

Foi na Polydor, em 1967, que Márcio Greyck gravou seu primeiro compacto simples com uma versão de Eleanor Rigby “Minha Menina” de Lennon e McCartney e também sua primeira composição “Venha Sorrindo” seguindo uma série de três LPs. Ao mesmo tempo assina contrato exclusivo com a TV Tupi, após ter se apresentado no famoso programa de Bibi Ferreira, dirigido por Péricles Leal e Roberto Jorge e passa a atuar em todos os programas musicais daquela emissora, inclusive apresentando o seu próprio programa (O Mundo é dos Jovens) ao lado de Sandra na extinta TV Tupi de São Paulo, cantando e gravando canções dos Beatles como:
Sempre Vou te Amar (wen i’m sixtie four) Ela me Deixou Chorando (Lucy in the sky with diamonds) Penny Lane, entre outras. 

O cinema também descobriu Márcio Greyck, que protagonizou juntamente com a cantora Adriana, o filme (Em Ritmo Jovem) com participações de Grande Otelo e Vanja Orico, e um outro, também longa-metragem em cores logo depois, chamado (O Amor em Quatro Tempos) onde ele interpreta um jovem sonhador da idade média.  

Em 1970, assina contrato com a então CBS, hoje Sony Music e grava o que seria o seu primeiro grande sucesso em vendas com a sua composição em parceria com seu irmão Cobel, chamada “Impossível acreditar que perdi você” alcançando então, uma vendagem de mais de 500 mil cópias, o que para a época em que o mercado de discos era ainda bem menor, foi considerado como um fenômeno de vendas, além de se manter em primeiríssimo lugar por mais de seis meses em todas as paradas pelo Brasil afora. 

Sucesso comprovado por inúmeros artistas de interpretações e estilos diversos que também a gravaram, tais como: Wilson Simonal, Rosana, Gilliard, Perla, Os Vips, João Mineiro e Marciano, Joelma, Agnaldo Rayol, Trio Esperança, Jerry Adriani, Fernando Mendes, Conjunto Lafaiete, Orquestra Caravelli da França, entre outros.

No ano seguinte, uma nova super dose de sucesso com a canção, “O mais importante é o verdadeiro amor”, também primeiro lugar em todas as paradas, e o mesmo acontecendo em seguida com “O infinito” “Quando me lembram você” e “Não sei onde te encontrar” que são sucessos simultâneos desta época em que Márcio Greyck, é um dos artistas que mais atuam na TV, em programas como: Silvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcante, Bolinha, Raul Gil, Haroldo de Andrade, José Messias, Hebe Camargo, Gugu Liberato, Geração 80, Globo de ouro, Fantástico, entre outros. 

Márcio Greyck tem duas de suas composições gravadas por Roberto Carlos “Tentativa” e “Vivendo Por Viver” que recentemente, foi também gravada por Zezé di Camargo e Luciano com grande sucesso e também pelo Trio Irakitan e Sérgio Reis, sendo ainda lançada na Itália, pela Universal Music como “Vivendo per vivere” em um CD gravado pelo cantor Ralf, com o titulo de “Musicas Brasilianas”. Erasmo Carlos gravou “Até quando?”.  Agnaldo Timóteo e Verônica Sabino, também estão entre outros, que gravaram canções de sua autoria. 

Em 1981, o cantor Márcio Greyck volta aos estúdios e grava “Aparências” de (Cury e Fatha) que se torna um novo e grande sucesso em vendas no mundo do disco, lançado também em espanhol em quase todos os países do idioma e também em Portugal. 

O sucesso de “Aparências” atravessou as fronteiras do Brasil sendo lançada em vários países, e inclusive gravada também, pela orquestra de Ray Conniff que a gravou em uma seleção de canções latinas, com aquele seu inconfundível e famoso estilo.  Márcio Greyck torna se então aí, um artista internacional que lidera novamente as paradas de sucesso em todo o Brasil e segue estourando canções como:
“O travesseiro” “Honestamente” e “Reencontro”, essa que inclusive foi tema do par romântico da novela (Louco amor) da TV Globo.  

No ano de 1983, Márcio Greyck participa do 23º Festival Internacional de Vinã del Mar no Chile e ganha o troféu (Gaviota de Plata ) com a canção (Yo te agradezco) de Mauricio Dubocc e Carlos Colla e lança o seu primeiro Lp em espanhol para toda a América latina, por onde em seguida, viaja promovendo o disco e fazendo shows .
Em 84,... Ele para com tudo!!! 

Totalmente desmotivado, se isola em seu sitio em Saquarema, e só recupera sua motivação em 1997, quando lança pelo selo Albatroz o CD (No tempo, no ar e no coração) que é também titulo de uma canção de sua autoria em parceria com Paulo Sérgio Valle, que resgata e atualiza seu repertório com a tecnologia e arranjos contemporâneos e volta aos programas de TV, rádio e etc. promovendo o lançamento e viajando por todo o país com sua nova Banda, após estréia no "Pálace" em São Paulo. Simultaneamente são lançados também no mercado, os CDs com as gravações originais remasterizados.  

Fábio Júnior, também gravou a canção “Impossível Acreditar Que Perdi Você” que foi tema da novela “A indomada” da TV Globo e que somada a recente regravação de Rita Ribeiro, produzida por Zeca Baleiro, como a nova revelação da nova MPB e também de Verônica Sabino, hoje passa de 50 as gravações desta mesma canção. Márcio Greyck foi então convidado pela TV Globo a gravar a trilha da “A indomada” em espanhol, para ser lançada em todos os países do idioma, em que for comercializada a novela. No primeiro semestre de 2001, Márcio Greyck, após apresentar seu show "No Tempo, no Ar e no Coração" no teatro Don Silvério em Belo Horizonte, com sucesso absoluto, recebe das mãos do representante do ministro da cultura, o Troféu PRÓ-MÚSICA, como o compositor do ano 2000 em Minas Gerais, consagrando de vez a sua volta aos palcos da vida.

Márcio Greyck também figura como compositor e produtor na trilha sonora da novela “Malhação" da TV Globo ano 2003, em parceria com o seu filho caçula "Bruno Miguel" que a interpreta, chamada "Faz Assim" enquanto elabora um novo CD com canções inéditas, além de participar do CD “O Pulo do Gato” produzido por Gileno Azevedo cantando...“Uma Palavra Amiga” (sucesso de Roberto Carlos) em homenagem a um dos maiores compositores do jovem guarda, Getúlio Cortes. 

Márcio Greyck recebeu recentemente das mãos de Silvio Santos a coroa de prata no programa “Rei Majestade” do SBT. Atualmente, resgata a sua cidadania vivendo em Belo Horizonte, de onde sai eventualmente para atender aos inúmeros convites para se apresentar com sua banda, levando o seu show...“No Tempo, no Ar e no Coração” por todo o Brasil, cantando e revivendo os seus grandes sucessos!

[ Fonte: www.marciogreyck.com.br ]

_________________________________________________________________________________






ENTREVISTA - Cantor Márcio Greyck
( Publicado em 24 de julho de 2013 )

Lucinha: Quando você descobriu que tinha o dom de compor, e como foi que você iniciou sua carreira artística?
Márcio Greick: Olha só Lucinha! … -Creio que foi por volta dos meus doze anos quando intuitivamente comecei a compor algumas estrofes, sem consciência alguma ainda, é claro! …E logo em seguida me apresentei num programa de TV Itacolomi de BH chamado de “Clube dos Cariúnas” cantando em espanhol “A canção do Rouxinol” levado pelo meu irmão que hoje é também meu parceiro musical, o Cobel.

L. Você tinha algum ídolo ou artista no qual você se inspirou para a sua carreira?
MG: Não necessariamente! … Eu tive sim, uma influencia bem eclética, por conta do rádio que naquela época tocava de tudo, numa mistura “chacriniana” das emissoras que só transmitiam em AM.

L. Como foi que você teve conhecimento da canção “Eleanor Rigby”, e o que o levou a fazer uma versão desta canção dos Beatles?
MG: O “norte” que eu descobri nessa vanguarda deles e captei a mudança que estava acontecendo naquele instante em que eu iria gravar o meu primeiro disco, em que no lado B já continha inclusive uma modesta canção de minha autoria, “Venha sorrindo”.

L. “Aparências” é uma belíssima composição. Foi inspirada em alguma pessoa? E qual a sua composição preferida?
MG: “Aparências”.. infelizmente não é uma composição minha, mas de “Cury e Fatha”!
Quanto a minha composição preferida, é muito difícil de dizer, já que as considero como filhas e com igual carinho!… Mas a que me toca mais profundo talvez seja “Vivendo por viver” gravada primeiramente por “Roberto Carlos” e também por “Zezé di Camargo e Luciano” e Sergio Reis, entre outras regravações.

L. Sabemos que Chacrinha ajudava os cantores no Rio de Janeiro, Elmar Tocafundo em Minas Gerais e Antonio Aguillar em São Paulo; você também teve o apoio de um deles, ou de outra pessoa?
MG: Mas é claro que sim, e de todos eles! … Ninguém chega lá sozinho! … O saudoso Elmar Passos Tocafundo foi um excelente divulgador da antiga CBS em BH e que contribuiu muito para todos os sucessos dessa gravadora, assim como o Antonio Aguilar em São Paulo e que foi um importantíssimo disc-jóquey de seu tempo! …Quanto ao Velho Guerreiro, o Chacrinha, esse então, nem se fala!

L. Qual a importância da Jovem Guarda para a sua carreira?
MG: Na verdade quando eu comecei minha carreira profissionalmente no Rio de Janeiro, a “Jovem Guarda” estava chegando ao seu final, o que aconteceu em 1969 como um programa de Televisão. Mas a sua energia transcendeu ainda por muito tempo…, influenciando a toda aquela geração e também a mim, naturalmente. Eu posso dizer que me influenciei sim, pela Jovem Guarda na forma simples e direta das letras das composições que falavam de amor com sinceridade e honestidade, reportando os sentimentos vivenciados na época, e me influenciei também pela nova proposta de arranjos orquestrais lançados pelos Beatles que estavam agora gravando com orquestra de câmara, quarteto de cordas e etc. – Penso que a Jovem Guarda ainda não tenha sido reconhecida culturalmente como deveria, por conta de críticos radicais que a consideravam menor, só porque usavam guitarras elétricas e porque vieram dos subúrbios…, assim como os próprios Beatles!

L. Quando você vê pela Net homenagens a você, como esta que lhe prestou o João Pimentel em seu Blog, como você se sente? Fica indiferente, não gosta ou se emociona?

http://jbpimentel.blogspot.com.br/2010/11/marcio-greyck-somente-beatles.html

A propósito, ele lhe manda um abração e disse que a esposa dele é sua fã de carteirinha!
MG: Vejo como resultado de um trabalho levado a sério e que hoje colhe seus frutos! A emoção e a satisfação desse feedback é sempre a mesma: o agradecimento por tudo! E devo confessar que ainda sinto um certo friozinho no estômago, quando entro no palco!… hehe. Agradeço ao João Pimentel e fico feliz por esse prestigio dele ao meu trabalho e também da sua esposa. Valeu!

L. Você continua compondo e gravando, fazendo shows, ou tem outra profissão e canta eventualmente?
MG: Sim, continuo compondo e gravando no meu home estúdio, experimentando novas concepções de gravações das novas composições que pretendo lançar! … Continuo me apresentando em todo o Brasil levando o meu show “No tempo, no ar e no coração” juntamente com a minha banda, e que costumo anunciá-la como a “Banda dos corações repletos de sentimento puro” em que eu sou o crooner!

L. Teria um fato marcante em sua carreira, sobre o qual você gostaria de falar, ou algo que você tem vontade que as pessoas saibam sobre você, e que ainda não teve oportunidade de dizer?
MG: Sim, lamentavelmente eu também sofri com as intempéries das mudanças de valores desse universo musical, que foi se deteriorando com o tempo por conta dos interesses outro$, que não os dos verdadeiros talentos naturais e que aliados aos “vendavais constantes”…, emocionalmente me vi desmotivado por um longo período de minha vida!…Mas isso, já passou!!! ..E hoje eu estou de olho na contemporaneidade, mas ainda tentando segurar a barra, agitando essa minha bandeira do amor e do romantismo…, mesmo já em frangalhos!!!

L. Muito obrigada por responder as minhas perguntas, e por esta oportunidade de conhecer um pouco mais sobre você.
MG. Quem agradece sou eu! … Obrigado pelo prestigio e pela divulgação do meu trabalho!… Valeu!!

Nota: Meus agradecimentos a Daisymar Tocafundo, que intermediou esta entrevista, tornando possível o contato com o cantor Márcio Greyck através de seu empresário Wagner Salomão Sadi.

Fonte (link):
http://luciazanetti.wordpress.com/2013/07/24/entrevista-com-o-cantor-marcio-greyck/
_________________________________________________________________________________

[ Editado por Pedro Jorge ]


SAIBA MAIS
Site oficial: www.marciogreyck.com.br

CONTATOS PARA SHOWS

M greyck produções culturais
Telefone: (0xx) 31- 34884416 
Telefax:    (0xx) 31- 34862038

Um comentário:

  1. Na vida as emoções vividas e os garotos vão chegando aos setenta anos e faz planos de chegar aos oitenta anos. Os sexagenários respiram lembranças dos anos 60 e que tudo foi ser jovem em 1970 e ser que nem Roberto e fazer versos de amor que fala aos corações.
    Na escola Cesario Alvim as emoções sem fim e o jovem Marcio dedilhava seu violão e entoavam canções.
    Vieram os tempos de refrigérios e que bom fazer 21 anos em 30 de Agosto de 1968 e celebrar a emancipação.
    Foi triste ver Procópio quebrar a perna em 13 de Outubro de 1968 e o olho de Tostão sangrou em 24 de setembro de 69 e as tardes de domingo ficaram tão vazias sem Tostão e sem Roberto e Tremendão nos espetaculos da televisão.
    Impossível acreditar que eu perdi você e o que dizer desses incríveis dez anos que encerraram em 31 de Dezembro de 1979.
    Anistia e adeus travessia e adeus alegria alegria e ate os novos baianos trocaram Salvador pelo Rio de Janeiro. Tostão troca o Cruzeiro pelo Vasco e pendura as chuteiras numa triste entrevista naquele mal fadada sexta feira. Orlando Moreira da radio Itatiaia e outros profissionais das comunicações disseram que na roda viva dos acontecimentos brota nobres sentimentos. O poeta ama a suas origens e que tal te encontrar aqui numa das esquinas da beira mar em Guarapari.
    A capixaba acordava e colocava o vinil no ultimo volume e sonhava acordada em abraçar o ídolo.
    Marcio Greyck 50 anos em 1997 e um Seculo fez Belo Horizonte e o dia de ontem não envelhece.
    Enamorada a minha amada traz no olhar uma lágrima e que tudo foi conhecer o ídolo de sua juventude.
    Nessas esquinas de Lourdes agente se ilude e os sonhos de liberdade na Praça da Liberdade.
    Os 15 anos de Joyce em 2002 e que bom o desfile dos campeões mundiais.
    O Centenário de Juscelino e desde menino os garotos do movimento celebram nas esquinas de Minas as belas travessias e todo Abril é bom celebrar que Páscoa é passagem, é travessia e que bom te encontrar nas ruas brilhantes e repletas de diamantes que Jesus Salvador foi preparar.
    Tem 36 meses que Jerry estava olhando pela janela e la fora flores tão bela.
    Ah Senhor quem sou para que entres,
    Na minha morada,
    Mas basta um fio de tua luz,
    Numa telha quebrada,
    Ilumina a minha vida pra sempre
    Oh Senhor!

    Era domingo de Pascoa 16 de Abril e fiquei como os que sonham ao ler os sinais.
    Aqui Jaz um filho da luz e da paz,
    Aqui jaz um filho do amor e da ressurreição.
    Jerry e Marcio Greyck são os compadres e são dois irmãos que transbordaram de alegria os corações com suas belas canções.
    Roberto acaba de fazer 79 anos e fica o recado, pois em tempo de pandemias é tempo de buscar a alegria dessas canções.
    Deus fez a musica perfeita e se o mais importante é o verdadeiro amor, logico que iremos dias desses te encontrar amigo.
    Olho os jornais e estremeço,
    Todo final tem seu começo,
    Profecias confirmadas alertam,
    Que é o fim da estrada.

    Os sons dos anjos angelicais e o jubilo dos pentecostais.
    As primeiras trombetas anunciam o fim de todas as coisas.
    Um terço das arvores do planeta foram queimadas.
    Triste Abril em Chernobyl e era 1986 e a vídeo conferencia mostrava que quarenta por cento da vida marinha chegou ao fim.

    ResponderExcluir